Página Inicial > Memória, Notícias > Morre o narrador esportvo Walter Abrahão

Morre o narrador esportvo Walter Abrahão

Por Rodney Brocanelli

Morreu nesta segunda-feira, por volta das 14h, o narrador esportivo Walter Abrahão. Ele estava internado no hospital 9 de julho, em São Paulo e estava se tratando das complicações de um câncer no pulmão. Walter tinha 80 anos. Advogado de formação, ele começou sua carreira no rádio nas emissoras dos Diários Associados. Algum tempo depois, se transferiu para a televisão e se consagrou como narrador esportivo na TV Tupi. Trabalhou também no SBT e na Rede Manchete. Foi vereador em São Paulo e presidente do Tribunal de Contas do Município. Atualmente, fazia participações nos programas comandados por Raul Jafet no rádio e na televisão.

Tive a chance de participar de uma das últimas entrevistas de Walter Abrahão. Foi em março de 2010, na Rádio Nova Difusora, de Osasco, durante o programa Expressão da Bola. Na ocasião, falamos sobre assuntos do momento, como o surgimento de Ganso e Neymar no Santos, a troca de comando técnico do Palmeiras (queda de Muricy e contratação de Antonio Carlos Zago), entre outros assuntos.

Mas eu pude perguntar sobre sua participação na transmissão da Copa do Mundo de 1970, fazendo parte de um pool de emissoras de televisão. Acompanhe abaixo.

O programa Esportes Banda B, da Rádio Banda B, de Curitiba, fez um registro sobre a morte de Walter Abrahão e ainda rodou o áudio de um de seus gols, narrados na TV Tupi. Ouça abaixo.

Acompanhe no player abaixo uma das narrações de Walter Abrahão. É da primeira partida das finais do campeonato paulista de 1974. O palco foi o Pacaembu. Empate por 1 a 1.

Outra narração de Walter: desta vez, um amistoso entre Brasil e México, em 1970.

Walter tinha como repórter de campo na TV Tupi, Ely Coimbra, um grande parceiro.

Na Copa de 70, Walter não se limitou apenas a narrar. Ele ia na concentração da seleção brasileira para entrevistar jogadores e comissão técnica. Rui Porto estava nessa com ele.

 

Leia mais – A penúltima entrevista de Walter Abrahão:

http://radioamantes.wordpress.com/2011/08/10/a-penultima-entrevista-de-walter-abrahao/

About these ads
  1. LUIZ CARLOS ALVES
    08/08/2011 às 17:11

    Rodney, Meu nome é Luiz Carlos Alves, sou jornalista em Belo Horizonte, trabalhando atualmente na TV BH News, canal 9 da Net. Descobri seu blog procurando notícias do Walter Abrahão. Fui repórter dele de 76 até 82 na extinção da TV Itacolomi, integrante da Rede Tupi, em todos os jogos envolvendo times mineiros, seleção brasileira e também Copa do Mundo de 78, na Argentina, trabalho de reportagens que dividi com o grande Eli Coimbra. Walter mostrou que não era bairrista e me deu todas as oportunidades. Fez de mim um repórter com dimensão nacional, e ainda me mandou cobrir campeonato mundial de ginástica em Strasburgo, uma exclusividade da Tupi e um show de transmissão. Devo muito a ele, e creio que não o decepcionei. Quero homenageá-lo amanhã no programa de 12 às 13 com áudio e vídeo. Você os tem? Pode me mandar pelo e-mail ? (luizcarlosalves13@hotmail.com). Ficarei muito grato e o convido para ver o programa pela internet. O endreço está no Google. Basta você clicar TV BH News, arrastar e colar e dar o enter que você poderá nos acompanhar. Obrigado LUIZ CARLOS

  1. 30/12/2011 às 01:43

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: