Início > Análise > Fim dos arrendamentos no rádio é questão mais complexa

Fim dos arrendamentos no rádio é questão mais complexa

Por Rodney Brocanelli

O Marcos Lauro foi muito feliz no post abaixo ao dizer que a medida cuja intenção é proibir arrendamentos e venda de horários em emissoras de rádio é incompleta (se você veio parar neste post via Google, clique aqui para ler). Infelizmente, muitas questões complexas não foram levantadas. Quando se pensa na questão de venda e arrendamento, logo a prática é associada às igrejas como a Deus é Amor, Universal, entre outras,  que estão presentes em emissoras de rádio por todo o país.

Por outro lado, existem programas de rádio com conteúdo até interessante, que dependem da compra de horários para estar no ar. A Rádio Trianon, de São Paulo, é um belo exemplo disso. Se tal medida fosse aprovada, atrações como o programa do Memorial Hélio Ribeiro, por exemplo,  não teriam chegado ao rádio. Será que a emissora arcaria com os custos de produção dessa e de outras atrações?

Essa situação da venda de horários e arrendamentos muito se deve à falta de investimentos do mercado publicitário. Será que os grandes anunciantes se animariam a voltar ao rádio com essa medida, especialmente entre o fim de noite e o começo da madrugada? Esse é o período prefereido pra se colocar no ar programação religiosa, algo comum em muitas rádios do interior.  Há muitos anos, a hoje extinta companhia áerea Varig comprava horários em emissoras do rádio na parte da madrugada. Quem aí  não lembra do “Varig e você, donos da noite”?  (Um parêntese: o caso da Rádio Bradesco Esportes  deve ser tratado à parte).

A reportagem da Folha diz que o marco regulatório dasTelecomunicações deverá passar por consulta pública. Tomara que não se esqueçam do meio rádio e que essas discussões possam ser contempladas. Caso contrário, quem irá pagar o pato são os profissionais do veículo, especialmente os da área técnica e administrativa,  sempre esquecidos.

Categorias:Análise
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 24/12/2012 às 11:55

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: