Início > Memória > Histórico: Fiori Gigliotti e Osmar Santos juntos em entrevista dos anos 1980

Histórico: Fiori Gigliotti e Osmar Santos juntos em entrevista dos anos 1980

Por Rodney Brocanelli

O blog Radioamantes comemora hoje o seu terceiro aniversário. Para marcar esta data, nada melhor que um presente ao seu leitor. No dia 29 de setembro de 1982, Fiori Gigliotti e Osmar Santos estiveram nos estúdios da antiga Rádio Eldorado FM (SP) para conceder uma entrevista ao programa Galeria. Com apresentação de Flávio Guimarães, a atração ia ao ar aos domingos, a partir das 19h. Trinta anos depois, os melhores momentos deste agradável bate-papo estão de volta.

Bloco 1 – Vinheta de apresentação, com a voz de Dedê Gomes. Saudações iniciais. Fiori Gigliotti dizia que pensava em se aposentar. Já tinha até arrumado uma data para a aposentadoria: o final do ano de 1983. Osmar Santos até brincou, dizendo que se eles trabalhassem juntos, quem sabe Fiori não mudaria de ideia. Infelizmente, a reunião de dois grandes nome do rádio esportivo nunca chegou a acontecer. E como é de conhecimento geral, a promessa da retirada não se cumpriu. Fiori Gigliotti trabalhou praticamente até a véspera de sua morte, em 2006.

Bloco 2 – Osmar Santos é convidado a falar sobre sua evolução como narrador esportivo. Revela que era fã de Fiori e até tentou imita-lo. Diz ainda que não estava com vontade de vir para São Paulo a fim de prosseguir a carreira de narrador esportivo iniciada no interior. Curioso notar o carinho que demonstra com a Rádio Jovem Pan. Na emissora, ele teve liberdade para criar. “Eles não devem ter saudade de mim, mas eu tenho muita saudade deles, afirma.

Bloco 3 – O apresentador Flávio Guimarães pergunta a Fiori como ele conseguia se manter frio durante a narração das emoções de uma partida de futebol. “O narrador tem que fazer o jogo, senão ele está mandando o ouvinte embora”, diz. Osmar vai mais fundo e diz: “você transmite um espetáculo (o futebol) e está fazendo um outro espetáculo: o rádio, independente do futebol em si”.

Bloco 4 – Flávio pergunta a Fiori como ele se sente ouvindo uma de suas narrações depois de tantos anos. A resposta é uma aula. Ele diz que gosta de se ouvir para corrigir e aperfeiçoar. Osmar também se auto-avalia.

Bloco 5 – Direto de Londres, o então jogador Paulo Roberto Falcão pergunta sobre cobranças de torcedores relacionadas à paixão clubística. Osmar Santos diz que o fato dele ser considerado um torcedor do Palmeiras se deveu à boa fase do time nos anos 1970, quando ele chegou a São Paulo. Uma surpresa: Osmar disse que era santista quando ainda estava no interior. Fiori, por sua vez, disse que o seu time é o “Escrete do Rádio”. Falcão volta para perguntas sobre problemas enfrentados durante uma narração esportiva.

 

 

63530-700x0

  1. Emílio Toaliari Jr
    31/05/2013 às 15:09

    É muita emoção uma relequia com duas lendas do rádio esportivo,parabéns por divulgar essa preciosidade.

    Curtir

  2. 03/06/2013 às 20:14

    Incrível. Agradeço demais esse post. Sou filho do Osmar e pra mim foi emocionante a valer ouvi esse programa. Mais uma vez, obrigado. 🙂

    Curtir

  3. 04/06/2013 às 11:39

    Parabéns por relembrar essa entrevista de dois ícones da narração esportiva do rádio brasileiro. E Parabéns a Flávio Guimarães um apresentador de alta categoria, hoje como muitos outros grandes profissionais preterido a favor de “medíocridades” no rádio e na televisão.

    Curtir

  4. André Renato Rezende
    06/06/2013 às 12:33

    Fantástico.

    Eu, que quando ainda morava em Capinópolis, interior de MG, ouvia Osmar e Fiori através das ondas curtas, confesso que fiquei emocionado em ouvir essa entrevista, pois os tenho como meus maiores ídolos na narração esportiva.

    Curtir

  5. marcelo gigliotti
    06/06/2013 às 15:22

    Genial!!!! Agradeço do fundo do coração a lembrança de dois mestres do rádio esportivo. Sou filho do Saudoso locutor Fiori Gigliotti e mencionado nesta entrevista. Aproveitando, gostaria de manda um abraço ao Victor, e parabeniza-lo por Seu Papai, pois ele seria sim e sempre será o sucessor de Papai.
    Que saudades! Victor e eu tivemos o privilegio de cescer e ouvir os maoires mito de rádio de nosso tempo.
    Parabens novamente por esta materia, que estara guardada sempre em nossos corações.

    Aproveitando, gostaria de comunicar que neste ano aindo no periodo de setembro estaremos se Deus quiser lançando a Biografia oficial de FIORI GIGLIOTI.

    Como meu saudoso pai falaria”Um bj em seu coração” e muito obrigado pela lembrança do papai e tb do grande Osmar.

    Curtir

  6. Vlademir Zebini
    06/06/2013 às 17:45

    Excelente matéria e quanta saudade isso nos traz. Tive a honra de trabalhar com o Fiori, embora por pouco tempo, no programa Golaço da Rede Mulher de TV. e, tive algumas participações quando ele ainda estava na Rádio Record. Parabéns aos que nos presentearam com essa matéria e, também aos filhos desse dois locutores sensacionais.

    Curtir

  7. GomesThu(Pequeninos do Jockey)
    06/06/2013 às 21:36

    Não tenho palavras para expressar tamanha emoção…

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: