Início > Memória > Falando Francamente: Sílvio Santos no rádio em 1981

Falando Francamente: Sílvio Santos no rádio em 1981

Por Rodney Brocanelli

Existem muitos registros dos programas comandados por Sílvio Santos na televisão. Basta fazer uma busca no You Tube para encontrá-los. Entretanto, não existe quase nada da participação do apresentador no rádio. Vale lembrar que ele é cria deste veículo.

Em São Paulo, Sílvio Santos apresentou programas nas rádios Nacional (hoje Globo) e Record. Da primeira emissora, é amplamente divulgado o trecho de uma abertura de um de seus programas na metade dos anos 1970.  No site Bastidores do Rádio, é possível ouvir, clicando aqui.

Depois que Sílvio deixou a TV Globo e, consequentemente, a Rádio Nacional, ele se transferiu para a Rádio Record, emissora da qual adquiriu parte de suas ações. Segundo o jornalista Marco Ribeiro, corinthiano, e apresentador do programa Rádio Base Urgente, da Rádio Usp, na emissora, o comunicador apresentava uma atração com quase três horas de duração. ” O homem do Baú focava com Nelson Rubens, fazia consultas astrológicas para (sic) Zora Yonara e tocava músicas do rei Roberto Carlos”, informa.

Ainda segundo Ribeiro, na última hora, era apresentado o Falando Francamente, um programa de debates políticos e em geral. A fórmula era simples: “Silvio Santos lia as notícias e os debatedores comentavam. Samir Achoa, na época suplente do então senador Orestes Quércia, era um dos mais destacados debatedores. Sempre rendia boas discussões que mantinha com o jornalista Moisés Weltman, o advogado Clécio Ribeiro, a atriz Consuelo Leandro (já falecida) e jornalista Décio Piccinnini. Estes 3 últimos também faziam parte do jurí do programa “Shows de calouros”, também apresentado por Silvio Santos na tv”.

O Radioamantes apresenta um trecho deste programa, uma edição apresentada no final de 1981. Dele, foi possível reconhecer as vozes de Samir Achôa e Décio Piccinnini. Não há muita certeza, mas o narrador Sílvio Luiz também participa desta edição e faz umas breves intervenções. No áudio, SS aborda as previsões para o ano de 1982, feitas pelo ocultista Arnold Krumm-Heller: catástrofes sísmicas nos Estados Unidos e o começo da temida Terceira Guerra Mundial. Aliás, o conflito tinha até data para começar: 5 de julho de 1982. Bom, a data ficou mais conhecida na história por marcar uma das derrotas mais trágicas do futebol brasileiro: os 3 a 2 para a Itália, na Copa do Mundo disputada na Espanha (saiba mais aqui).

Não se tem notícia de quanto tempo mais Sílvio Santos levou adiante o Falando Francamente. Vale lembrar que em 1981, o SBT estreava oficialmente como rede de televisão. Em 1983, quando a avó deste blogueiro (e este blogueiro, por tabela) passou a ouvir com mais freqüência o programa radiofônico do apresentador, ele já estava reduzido em uma hora de duração apenas. A atração era dividida em dois seguimentos: um gravado, com o próprio Sílvio, em que ele introduzia o horóscopo apresentado pela astrológa Hori Mani Cahty (não há a certeza se a grafia é essa). Outro, ao vivo, com Altemar Dutra  interagindo com Nélson Rubens.

Bom, vamos ao que interessa: ouçam no player abaixo um trecho de Falando Francamente, em 1981. Áudio extraído dos arquivos de Onofre Favotto, que estão disponíveis na Internet.

ATUALIZAÇÃO (07.03 – 16H15) – O internauta Jorge escreve informando que a voz que eu atribuí a Silvio Luiz seria, na verdade, de Valentino Guzzo, produtor de televisão e mais conhecido como interprete da Vovó Mafalda, da televisão. Via Twiter, Silvio Luiz informou que fez parte, ainda que por pouco tempo, da mesa de debates do Falando Francamente .

silviosantos

Anúncios
  1. Jorge
    05/03/2014 às 19:37

    A voz que você achava que era do Silvio Luiz, na verdade se trata do Valentino Guzzo, produtor do Show de Calouros por muitos anos e que fez a Vovó Mafalda no Bozo, abraços.

    Curtir

  2. Lucas Ávila
    09/03/2014 às 03:00

    Em 1982, ja se sabia que em 2000 600.000.000 de pessoas estariam em pobreza absoluta e nada foi feito… Jesus.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: