Início > Memória, Notícias > Morre Oliveira Neto

Morre Oliveira Neto

Por Flávio Guimarães

Ainda hoje lembrado pela série de comerciais inesquecíveis da Bozzano, Oliveira Netto foi, sem dúvida, uma daquelas pessoas que ninguém, jamais, esquece depois de conhecê-las.

Natural de Botucatu, interior paulista, tinha 81 anos. Dono de voz grave, personalíssima, inspirou seu trabalho em Ramos Calhelha.

Sem o menor constrangimento, pelo contrário, Oliveira Netto sempre manifestou admiração por Calhelha (à direita), considerado “Mestre dos mestres da narração”. Enganava-se quem supunha que a comparação o aborrecia. Pelo contrário, Oliveira Neto sentia um misto de prazer e orgulho quando alguém lembrava a semelhança de estilo com o colega locutor.

Conheci Oliveira Netto em meados dos anos 1990, no estúdio Banda Sonora, quando este se mudou para o Campo Belo, em São Paulo, capital. Procurei, na rede, uma foto que me remetesse ao Oliveira que conheci e a mais próxima foi essa, do violeiro. Calmo, andar cadenciado, nessa época estava em tratamento de algo que o incomodava nos ouvidos. Queixava-se que o problema o atrapalhava na hora de gravar, mas, apesar do que sentia, mandava muito bem diante do microfone.

Sempre digo que os caminhos profissionais acabam, por vezes, nos separando de pessoas que gostaríamos de ter mais próximas e Oliveira Netto foi uma dessas pessoas.

Comentário: O Aloísio Mathias divulgou em seu perfil no Facebbok um áudio de Oliveira Neto no qual o locutor interpreta um texto Eu Sou o Rádio. Ouça abaixo.

Anúncios
  1. 17/06/2014 às 19:50

    Agradeço a replicação do trecho de meu post, Rodney. Isto ajuda não apenas na divulgação da morte de Oliveira Netto (muita gente não ficou sabendo), mas, também, se transforma em merecida homenagem ao talento do grande locutor. Abração.

    Curtir

  2. Lafaiete
    21/06/2014 às 19:46

    Lamentável esta perca de um nome tão honrado,,, de uma voz tão distinta, um profissional de qualidades jamais inigualáveis no radio brasileiro. Seu lugar na apoteose dos memoráveis, ficará eternamente vazio. Este homem, este nome, ficara para sempre escrito nos anais da historia do radio brasileiro. Que OLIVEIRA NETO jamais se apague em nossas memorias.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: