Início > Memória > Dos arquivos sonoros: o Oscar de 1996 pelo rádio

Dos arquivos sonoros: o Oscar de 1996 pelo rádio

Por Rodney Brocanelli, ainda no blog Rádio Base (bleargh!)

Aproveitando essa época pré-Oscar, vamos relembrar a premiação ocorrida no ano de 1996. A indicação do filme “O Quatrilho”, de Fabio Barreto, para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, naquele ano, foi o marco de uma  ressureição do cinema brasileiro, que tinha sofrido um duro golpe com a extinção da Embrafilme, determinada nos primeiros momentos do governo Collor. A Rádio Onze decidiu fazer uma cobertura especial, transmitindo toda a cerimômia de premiação. A idéia era unir informação, descontração e bom humor. Reunidos em torno de uma velha televisão para acompanhar as imagens do SBT (que exibiu o Oscar na ocasião), e captando o som direto em inglês da Rádio Eldorado AM, estavam este que vos escreve, Emerson Luis, Mario Reys, Alexandre Martins, José Roberto Reder Borges (os dois últimos já falecidos), entre outros.

No player abaixo, é possível acompanhar o momento em que foi divulgado o Oscar para o melhor filme estrangeiro. Apesar da torcida por “O Quatrilho”, o escolhido da academia foi “A Excêntrica Família de Antonia”. Na época, o filme não era tão conhecido por aqui. Mel Gibson foi o responsável pelo anúncio.

Mel Gibson, por sinal, foi o grande vencedor do Oscar naquele ano, com “Coração Valente”. Abaixo, temos o momento em que o prêmio de melhor filme é concedido.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: