Início > Notícias > Jovem Pan No Mundo da Bola comemora 25 anos no ar

Jovem Pan No Mundo da Bola comemora 25 anos no ar

Por Rodney Brocanelli

Um dos primeiros programas a trazer informações do futebol internacional para o publico brasileiro, o programa Jovem Pan No Mundo da Bola, comandado por Flavio Prado, está comemorando 25 anos no ar. Talvez não seja exagero dizer que a atração ajudou a desenvolver o interesse do público pelo que acontece hoje nas principais ligas da Europa e seus principais times. Atualmente, o No Mundo da Bola vai ao ar todos os sábados, entre 10h e 13h.

Na ocasião, o programa começou com apenas uma hora. “Não tinha Internet, tv a cabo e as ligações eram caríssimas”, conta Flávio Prado. Participaram daquela primeira edição nomes como Claudio Carsughi, Loli Gianfranco, Israel Gimpel. Também foram autorizadas pela direção da emissora duas ligações internacionais, uma para Reali Junior, correspondente da Jovem Pan na Europa, e outra para John Wallace. “Ele era o tradutor do Mirandinha, um dos primeiros brasileiros a atuar no futebol inglês. A ideia era que ele falasse sobre o futebol da Inglaterra, mas ele só destacava o Newcastle. Mas já era alguma coisa”, conta Flavio.

Não demorou muito para que o Jovem Pan No Mundo da Bola passasse a ter três horas de duração. Ainda assim, ainda havia certa dificuldade para informar os resultados das partidas. “No mesmo momento em que o programa estava no ar, aconteciam os jogos dos principais campeonatos europeus. Muitas vezes, só dávamos os resultados no programa seguinte”, conta Flavio. De vez em quando, graças ao esforço da equipe de rádio-escuta, era possível divulgar algum resultado em tempo real, segundo o apresentador: “O Natal Baldini ficava ouvindo alguns jogos, separava os gols quando conseguia e colocávamos no ar. Os ouvintes ligavam emocionados para agradecer ou para elogiar”.

Outra fonte de informação eram as principais revistas europeias dedicadas ao futebol, como El Grafico, Guerin Sportivo, Onze, ente outras. “Quando eu entrei na Jovem Pan, eu negociei com o seu Tuta uma ajuda de custo para a aquisição dessas publicações”. Segundo Flavio, elas foram importantes para ajuda a conhecer a característica de alguns jogadores e cita como influência o jornalista Solange Bibas. “Quando eu entrei em A Gazeta Esportiva, ele cobria o Corinthians e ele   tinha um armário Fiel onde ele guardava anotações de vários jogadores estrangeiros. Ele conseguia muitas informações com um técnico da Iugoslávia chamado Milianic que era amigo do Oswaldo Brandão e mandava recortes de jornais via correio”.

Além de ser um programa sobre futebol, o Mundo da Bola também abria espaço para canções de artistas ou bandas locais. “A gente soltava umas vinhetas feitas na época da Copa de 1974 e depois dos boletins informativos dos campeonatos de cada país entravam as músicas”, conta Flavio. Com o passar do tempo, o lado musical ficou mais acentuado com as traduções de sucessos internacionais. (Saiba mais aqui).

Sobre a tradicional festa de aniversário, Flávio avisa: “Teremos uma festa especial, em data ainda a ser definida, para comemorar o aniversário do programa, dentro do que fazemos tradicionalmente”.

Vamos destacar aqui uma das entrevistas feitas por Flavio Prado dentro do Jovem Pan No Mundo da Bola. Em uma edição especial, ele recebeu Silvio Luiz, parceiro dos tempos da Record nos anos 1980. Nessa entrevista, ao estilo do “Esta é Sua Vida”, o narrador recordou passagens de sua carreira.

Flavio-Prado

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: