Início > Notícias > Caetano Cury, o radialista em sintonia com os direitos humanos

Caetano Cury, o radialista em sintonia com os direitos humanos

do portal Net Educação

Em 2015, a 37ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos lembrou os 40 anos da morte do jornalista assassinado nas dependências do DOI-Codi. Dentre os 612 trabalhos, que competiram em oito categorias, o radialista Caetano Cury Nardi teve a reportagem “Mães da Fé” premiada na categoria Rádio.
 
Esta matéria deu início à série RádioDOC, que vai ao ar todos os domingos a partir das 22h, na Rádio Bandeirantes. Na primeira semana de cada mês, o quadro traz documentários de pessoas que raramente têm voz, como moradores de rua, ambulantes, catadores de lixo e pessoas com deficiência.
 
Na reportagem “Mães da Fé”, Caetano conta como vivem as famílias que procuram por um parente desaparecido. Divididas entre a dor da dúvida e a esperança do reencontro, elas revelam as dificuldades que a falta de um cadastro unificado impõe e denunciam os casos das pessoas procuradas que sepultadas como indigentes, mesmo possuindo RG. Na entrevista, você acompanha o trecho dessa reportagem na fala de Ivanise Esperidião, uma das fundadoras da Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas, que busca a filha desaparecida há 20 anos.   
 
Foi em Guaxupé, sul do estado de Minas Gerais, que Caetano, com 17 anos,  começou a trabalhar numa rádio comunitária. Ali nasceu o desejo de dar voz a quem normalmente não é ouvido.  Ele fala ainda da influência do radialista Hélio Ribeiro, seu grande inspirador, cuja fala integra este áudio graças ao Memorial Hélio Ribeiro, que preserva seu legado. 

 

Para ouvir a entrevista, basta clicar no link abaixo:

http://www.neteducacao.com.br/multimidia/audios/caetano-cury-o-radialista-em-sintonia-com-os-direitos-humanos

caetanocury

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: