Início > Notícias > Jovem Pan disponibiliza material histórico sobre a Copa de 1950

Jovem Pan disponibiliza material histórico sobre a Copa de 1950

Após 17 anos de pesquisas, o repórter Thiago Uberreich, da rádio Jovem Pan conseguiu reunir as gravações de rádio dos seis jogos da seleção brasileira na Copa de 1950. Os áudios são da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

“Em 1999, meu trabalho de conclusão do curso de jornalismo foi um documentário sobre a Copa de 1950. Tive muito dificuldade para encontrar imagens de boa qualidade e áudios dos jogos da Seleção. Na época, a Collector’s Editora, do Rio de Janeiro, vendia a íntegra da partida final entre Brasil e Uruguai, transmitida pela Rádio Nacional. De lá para cá foram anos batendo na porta de museus, de cinematecas e de colecionadores particulares. Os órgãos públicos sempre se mostraram burocráticos e queriam cobrar valores exorbitantes – aqui vale uma crítica à Cinemateca Brasileira que parece fazer questão de dificultar o trabalho dos pesquisadores”, opina o repórter da Jovem Pan, Thiago Uberreich.

No ano passado, o repórter Thiago Uberreich já havia conseguido mais dois jogos: “Em 2015, consegui a gravação das vitórias sobre a Espanha, 6 a 1, e 2 a 0 diante da Iugoslávia. Faltavam mais três partidas para completar a coleção. Agora, finalmente, o acervo com os seis jogos do Brasil na Copa de 1950 está completo”, afirma.

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro apoiou a pesquisa. “Esse trabalho não teria nenhum sentido se os áudios não fossem compartilhados com os ouvintes da Jovem Pan, sem burocracia e de graça. A Seleção perdeu a Copa de 1950 de forma fatídica, no Maracanã. Mas não podemos desprezar essa história. O País viveu momentos inesquecíveis e marcantes naqueles meses de junho e julho de 50, apesar do desfecho”, declara Thiago Uberreich.

A transmissão da Rádio Nacional do Rio de Janeiro era dividida lance a lance pelos narradores Antônio Cordeiro e Jorge Curi.

Os áudios completos estão no www.jovempan.com.br/copa50

 

LOGO JP_vermelhoNOVO

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: