Início > Notícias > Radialista Alberto Simões morre aos 67 anos em São José dos Campos

Radialista Alberto Simões morre aos 67 anos em São José dos Campos

por Ricardo M. S. Gonçalves, do portal Guia Campos

alberto simõesFaleceu em São José dos Campos na madrugada dessa quinta-feira (21) o professor, historiador e radialista esportivo Alberto Simões, 67 anos.

Alberto de Souza Simões que está sendo velado na Capela do Santíssimo com sepultamento marcado para 16h30 no cemitério Padre Rodolfo Komorek, no centro de São José dos Campos, deixa esposa e dois filhos, nasceu em Belém do Pará em 29 de Agosto de 1948 e começou sua carreira de locutor esportivo na Rádio Emissora de Campos do Jordão em 1964, transmitindo jogos do campeonato amador da cidade. ”Foi onde tudo começou, e não posso esquecer dos primeiros colegas de equipe, que acreditaram em mim” disse certa vez o radialista. Ao lado de Alberto, atuavam Valdomiro Januzzi e Paulo Rândole, com o apoio técnico de Geraldo Rotondano e Francisco Gonçalves.

Na foto da esquerda para direita: Benedito Alves da Silva, o popular Deloro, grande técnico de futebol, o locutor Adib Yazbeck, da Radioemissora de Campos do Jordão, o jovem e dinâmico Alberto Simões, praticamente iniciando sua carreira de locutor esportivo e o operador de som Francisco Gonçalves, o Chiquinho da Rádio.

Com 16 anos de idade, Alberto Simões transmitiu muitos jogos dos clubes jordanenses, como Abernéssia, Campos do Jordão, Jaguaribe, Vale Encantado e Fazenda da Guarda. No começo de 1965 transferiu-se com a família para São José dos Campos, foi levado para a Rádio Clube, da Cadeia Verde e Amarela, que pertencia ao mesmo grupo da Emissora de Campos do Jordão, mas não foi aceito por ser muito novo. Quem acabou contratando Alberto Simões foi a Rádio Piratininga, que na época tinha como gerente Paulo Roberto Pereira. Sob o comando de Wilmar Araújo, a equipe de esportes da Piratininga vivia um grande momento. Em apenas três meses de atividade, Alberto revela que aprendeu muito trabalhando com Jairo Carlos, Amim Assad Filho, Flávio Consiglio, Roberti Costa, Carlos Corrêa e Edson Buzanelli.

Em abril de 1965 a Rádio Clube foi buscá-lo para montar uma nova equipe de esportes. Alberto topou o desafio, pois era o terceiro locutor na Piratininga e agora poderia transmitir todos os jogos do EC São José. Criou o programa PARADA DOS ESPORTES – recordista no ar, que permanece até hoje na Rádio Bandeirantes de São José dos Campos.

Ao mesmo tempo em que trabalhava na Rádio Clube, Alberto assumiu a editoria de esportes do jornal ValeParaibano, onde permaneceu durante 20 anos. Em jornal, teve uma experiência anterior logo que chegou de Belém, quando residiu em Osasco. Fazia Palavras Cruzadas para a Gazeta de Osasco. Em São José dos Campos também atuou no Jornal do Vale, Diário e outros.
Formou-se em História na Fundação Valeparaibana de Ensino (hoje UNIVAP), tornou-se historiador do esporte joseense, escreveu em duas edições o livro ESPORTE, FORMIGÃO E ÁGUIA. Recebeu o título de “Cidadão Joseense” no dia 28 de Agosto de 1992, e foi agraciado com a maior homenagem da ACEESP – Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, como destaque do Interior, recebendo em 1998 o Troféu Ford Aceesp. Fazia parte da Diretoria da ACEESP e atuava como locutor esportivo na Rádio Bandeirantes de São José dos Campos.

O velório está acontecendo na Capela do Santíssimoe o sepultamento está marcado para 16h30 no cemitério Padre Rodolfo Komorek, no centro de São José. Ele deixa esposa e dois filhos.

Anúncios
Categorias:Notícias Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: