Início > Notícias > Greve da Tupi: audiência termina sem conciliação

Greve da Tupi: audiência termina sem conciliação

do site do Sindicato dos Jornalistas (RJ)

Não houve consenso entre a Rádio Tupi e os trabalhadores em greve na segunda audiência de conciliação nesta segunda-feira no Tribunal Regional do Trabalho. O impasse nas negociações foi provocado pela própria empresa, que chegou a dizer ao juiz que os salários dos funcionários estavam todos pagos. A Justiça, porém, não comprou a versão e acatou a verdade: os trabalhadores estão há seis meses sem receber salários, não tiveram 13º em 2015 e em 2016 e estão sem os depósitos de FGTS e INSS.

A empresa também mentiu ao dizer que a dificuldade de pagamento se deve à greve de 30 dias, que deixou a emissora fora do ar. O argumento foi rechaçado pelo advogado do Sindicato dos Radialistas, que afirmou que a rádio não ficou fora do ar e que os atrasos salariais ocorrem pelo menos desde 2014. O juiz disse que emitirá seu parecer somente após o Carnaval, ainda sem data marcada.

Emissora demite funcionários sem justa causa e por telegrama

Enquanto isso, a Rádio Tupi segue em uma ofensiva contra a greve legítima dos trabalhadores. Nesta segunda-feira – coincidentemente Dia Mundial do Rádio -, funcionários da Tupi começaram a receber telegramas em suas casas informando demissão por justa causa com base no artigo 482 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que permite dispensa em caso de desídia. O termo significa desleixo, imperícia, incúria, indolência, negligência, ociosidade e preguiça.

Na semana passada, o comunicador Haroldo de Andrade Júnior foi demitido apesar de liminar judicial que proíbe dispensas de trabalhadores em greve na Tupi. Dias antes, com ameaças e promessas de pagamento, a emissora fez com que parte dos trabalhadores abandonasse a greve.

super-radio-tupi

Anúncios
  1. JANE TADEU DA SILVA
    14/02/2017 às 00:53

    Que triste tudo isso a Super Rádio Tupi falindo e não consegue pagar os seus funcionários, porque será que os políticos não salvam esse meio de comunicação, será porque eles denunciam as suas falcatruas e de sua geração já que a família segue a mesma profissão deles e o Rádio é eterno se não acontecer isso que está havendo com a Rádio Tupi esses dias foi a Bradesco Esportes, aonde vamos parar com tudo isso.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: