Início > Notícias > Memória: Goulart de Andrade apresenta o São Paulo Zero Hora na Globo/Nacional nos anos 1970

Memória: Goulart de Andrade apresenta o São Paulo Zero Hora na Globo/Nacional nos anos 1970

Por Rodney Brocanelli

Goulart de Andrade sempre foi um nome muito associado ao veículo televisão. No entanto, pouca gente sabe, um programa que ele comandou no rádio serviu de base para o posterior trabalho dele no Comando da Madrugada. No ano de 1978, Goulart comandou pela Rádio Globo/Nacional (nessa época ainda estava ocorrendo a transição dos nomes) o São Paulo Zero Hora. A partir do estúdio, ele comandava uma equipe de repórteres que apresentavam reportagens ao vivo com situações que estivessem acontecendo na cidade naquele momento.

A atração não durou muito.  Na edição de 12 de julho de 1978, a revista Veja informava que o diretor Francisco de Abreu, então diretor geral da emissora, distribuiu cartas de demissão à toda equipe com uma justificativa que tornaria muito comum: custos. A publicação se referiu ao programa como o “mais movimentado e verdadeiro programa do rádio paulista capaz de façanhas como acordar o prefeito a 1 e meia da manhã para discutir um problema da cidade”.

Resgatamos aqui trechos de uma edição levada ao ar em 18 de fevereiro de 1978, um sábado. Aparentemente, trata-se de uma edição gravada. Nela, Goulart reúne os repórteres de sua equipe para falar sobre matérias que foram veiculadas em outros dias. É possível identificar nomes como Antonio Maschio, Oswaldo Vita, Murilo Carvalho e Carlos Pop Gouveia.  Em dado momento,  Goulart interage com uma repórter de nome Cecília (não temos seu sobrenome) a respeito de uma matéria sobre um “point” para namorados nos altos do Morumbi. Na gravação original a que tivemos acesso haviam muitas músicas, que foram cortadas aqui. É um documento sonoro histórico que resgata a passagem de um dos gênios da comunicação pelo rádio. Pena que Goulart de Andrade nunca mais voltou ao veículo. Esse áudio foi extraído dos arquivos de Silvio Valente, que estão disponíveis na Internet.

goulartdeandrade

Anúncios
  1. JANE TADEU DA SILVA
    27/02/2017 às 22:51

    Pra mim na TV ficou gravado até hoje aonde morava no interior de SP, quando ele fez um programa em uma casa de pessoas com problemas psíquicos e quando um interna pede pra ele dançar com ela, até hoje eu comento com minha esposa com aquele fato, o Goulart foi um grande profissional da RÁDIO e TV jamais esquecido, pra mim ele deixa saudade, com aquelas afirmações concretas que fazia em suas reportagens, os talentosos sempre vão mais cedo do que esperamos e ele estava nessa lista.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: