Início > Análise > Rádio Globo usa ideia executada por Seu Tuta na Jovem Pan para definir seu futuro

Rádio Globo usa ideia executada por Seu Tuta na Jovem Pan para definir seu futuro

Por Rodney Brocanelli

Todo o noticiário em torno da nova fase da Rádio Globo, que começa a partir de março, destaca que nomes da TV farão parte da nova programação. Alguns deles: Otaviano Costa (Vídeo Show) , Maria Julia Coutinho (Jornal Nacional), Flavia Oliveira (Globo News), Mariana Godoy (Rede TV!, mas que ficou muitos anos no ar pela Globo e Globo News). Conforme texto de Anderson Cheni: “A aposta em nomes conhecidos da telinha será intensificada e garante fonte da coluna que não tem volta, seja jornalista, ator, apresentador, famoso etc… Se for da casa  então (emissoras do Grupo Globo), melhor ainda”.

A história mostra que não é a primeira vez que o rádio recorre a nomes da televisão para tentar sobreviver. Como bem lembrou João Alckmin, na edição da última sexta do Radioamantes no Ar, a Jovem Pan fez a mesma coisa no final da década de 1960. No livro, “Jovem Pan, 50 anos”, lançado em 1994, pela Editora Maltese, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o  Seu Tuta, contou como esse processo se deu. As mudanças começaram pelo nome da emissora, a partir de uma sugestão de Paulo Machado de Carvalho:

“Eu dei a ideia para meu pai de mudar tudo na Panamericana, que estava sem rumo, sem faturamento, sem nada Ele achou que eu deveria assumir a direção-geral da rádio para fazer as modificações que julgasse necessárias. Foi ele que deu o nome de “Jovem Pan”. Era o tempo da “Jovem Guarda” e a televisão estava com um sucesso enorme, especialmente o programa do Roberto Carlos. Então meu pai deu a ideia de que a nova Panamericana poderia se chamar “Jovem Pan” Isso acertado, eu comecei a mexer na programação”.

Com o aval do pai, Seu Tuta primeiro formou uma equipe de esportes, depois formou o play list musical e na sequência procurou nomes da televisão para comandar programas na emissora:

“(…) eu fui buscar o pessoal da TV Record para fazer programas na Jovem Pan. Vieram o Roberto Carlos, o Erasmo Carlos, a Wanderléia, o Agnaldo Rayol, Cidinha Campos, Hebe Camargo, Elis Regina, Jair Rodrigues, Miriam Batucada e muitos outros. A gente começou a fazer programas de 15 minutos, de meia-hora e até de uma hora, dependendo do artista”.

Os resultados, segundo o Seo Tuta, não tardaram a aparecer:

“A rádio começou a ficar conhecida. As pessoas queriam saber das coisas dos grandes ídolos da música popular brasileira e da TV Record. E tudo isso estava na Jovem Pan”.

A comparação dos casos Jovem Pan e Globo ganha mais sentido quando lê-se no blog de Anderson Cheni que o programa de Otaviano Costa (coincidentemente, ex-Jovem Pan, só que FM) será apresentado diretamente do antigo Projac, hoje conhecido como Estúdios Globo, onde são gravadas as novelas, minisséries e programas de auditório e variedades. Lá fica também a casa do Big Brother Brasil.

Se na década de 1960, a TV Record foi usada para alavancar a programação da Rádio Jovem Pan hoje, em pleno século XXI, a Rádio Globo vai usar a TV Globo para tentar definir seu futuro.  No passado, deu certo.

seututa

Anúncios
  1. Jorge William
    01/04/2017 às 21:26

    E eu duvido que nesse presente a estratégia da Globo vai dar certo

    Curtir

  2. palastes
    03/04/2017 às 11:07

    NÃO FAZENDO COMO A ATUAL JOVEM PAN , QUE DISPENSOU VÁRIOS PROFISSIONAIS DE QUALIDADE JÁ SERÁ ÓTIMO.

    Curtir

  3. JANE TADEU DA SILVA
    12/04/2017 às 20:35

    Boa, é por aí mesmo, não pode mais ficar na mimice, ainda mais em programa em que a equipe não funciona e é cheio de egos juntos, cada um querendo tomar o lugar de outro, vide que a Rádio Band News com jornalistas da Tv Band News está dando certo como o José Simão e o Boechat, tomara que a Radio Globo faça isso, estou na torcida.

    Curtir

  4. VANDERLEI ROZENDO
    28/04/2017 às 14:14

    O NEGOCIO DEU CERTO, MAS A JOVEM AM NÃO É A RIMEIRA HOJE, QUER DIZER NÃO DEU MUITO CERTO NÃO.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: