Início > Notícias > Podcast em plataformas de streaming? Já é possível

Podcast em plataformas de streaming? Já é possível

Por Marcos Lauro

O nome “podcast” surgiu em 2004, quando um jornalista da BBC juntou as palavras “broadcast” (relacionada à produção/transmissão de conteúdo) e “iPod”. A partir daquele momento, existiu algo além do rádio e da mídia física para que alguém pudesse ouvir conteúdo em áudio onde bem entendesse. Era, desse ponto de vista, uma nova forma de se fazer rádio – sem o poder do ao vivo, mas com a mesma mobilidade e intensidade.

No meu caso, comecei a fazer podcasts em 2007 – alguns listados aqui. Estava afastado há um tempo do formato, mas recebi um convite interessante: fazer um podcast para ser distribuído em plataformas de streaming.

A possibilidade já existe há mais de um ano e existem alguns poucos exemplos fora do Brasil – a maioria produzida pelas próprias plataformas, como Spotify, Deezer e Apple Music. Aqui no país, nem as plataformas se interessaram, excluindo um ou outra entrevista com bandas e artistas, sem periodicidade.

A partir do convite, desenvolvi o Boteco do Marcos Lauro, um projeto para falar sobre música num ambiente descontraído e de forma leve. O podcast (ou streamcast, como também é chamado) está na segunda edição e a novidade é poder ouvir no Spotify ou na Deezer. As duas plataformas aceitam contas gratuitas. Ou seja, assim como os servidores tradicionais de podcast, o acesso é livre.

A distribuição é da ONErpm. Clique na imagem abaixo, escolha a sua plataforma preferida e ouça. O tema do programa lançado nessa sexta (28/04) é música instrumental, com nomes que vão de João Donato a Dave Brubeck:

Para ouvir a edição de estreia, é só acessar o meu perfil na plataforma que você escolheu e ver as playlist públicas.

Anúncios
  1. JANE TADEU DA SILVA
    29/04/2017 às 22:26

    GOSTEI E VOU SEMPRE CURTIR, COMO É BONITA A MÚSICA ÁGUAS DE MARÇO INSTRUMENTAL, MUITO DA HORA. ESSA NOVA MODALIDADE DE ESCUTAR AS MÚSICAS INSTRUMENTAIS VAI SER LEGAL CURTIR E ESCUTAR, BOA ESSA MEDIDA BOTECO LAURO MARCOS PARABÉNS PELA INICIATIVA AQUI NA RADIOAMANTES EU AMO O RÁDIO.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: