Início > Notícias > Morre Holmes Aquino

Morre Holmes Aquino

Por Rodney Brocanelli, com informações do site da Rádio Gaúcha

Morreu na manhã deste sábado Holmes Aquino, chefe de operações técnicas da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Ele estava em casa e sentiu um mal estar. Tinha 88 anos.

Seu nome está ligado a inúmeras coberturas externas da Rádio Gaúcha, entre elas Copas do Mundo (a primeira foi em 1962) e partidas da dupla Grenal. Além disso, foi responsável por viabilizar a transmissão de um dos programas importantes na história da emissora: o Sala de Redação. Em depoimento ao livro “Sala de Redação, a Divina Comédia do Futebol, ele contou como tudo começou:

“Isso aconteceu quando a rádio estava no Morro Santa Teresa. O J. Antônio D’avila me chamou e falou que iriam colocar um novo programa no ar que seria comandado pelo Cândido Norberto. Em 1972, quando ocorreu o incêndio da Rádio Gaúcha lá mo Morro, foi montado por nós um estúdio dentro da redação de Zero Hora, localizada na Avenida Ipiranga, no segundo andar. O estúdio era acanhado, não tinha mais do que 12 metros quadrados de área. A porta de entrada dava direto na redação do jornal. O estúdio era composto por uma mesa redonda cercada de várias cadeiras. Bem no centro da mesa, existia um único microfone da marca Neumann, suspenso por um cabo. Exista um segundo microfone, conectado a um longo cabo, justamente para poder fazer um passeio pelas dependências da redação da Zero Hora”.

No processo de implantação do programa, Holmes teve de enfrentar algumas situações constrangedoras, como o roubo de um dos microfones que eram utilizados. Na entrevista ao livro citado acima, ele falou sobre o assunto:

“Vocês podem acreditar que um dia entrei na redação, uns minutos antes da abertura do programa, e presenciei um rebuliço enorme. Aproxime-me do grupo e todos estavam espantados. ‘O que houve?’, perguntei. ‘Roubaram o microfone do Sala de Redação’. Não acreditei. Fui olhar e realmente só estava o cabo desfiado. Haviam roubado o microfone mesmo. Imediatamente providenciei na reposição, e o Sala foi ao ar como de costume. Contudo, não escapei do comentário do Maurício (Sirotsky Sobrinho, o proprietário da rádio). Com muito bom humor, querendo brincar, falou: ‘Também, tendo o Holmes como funcionário era de se esperar que isso acontecesse’, e saiu rindo do fato inédito, do roubo do microfone. Eu, de minha parte, saí de fininho e sumi do local. A gozação dos colegas estava iminente”.

Holmes Aquino chegou à Rádio Gaúcha, em 1960, vindo da Rádio Camaquense para executar a parte técnica do programa de Maurício Sirotsky Sobrinho, atração de auditório que era transmitida todos os domingos diretamente do Cinema Castelo, no bairro da Azenha. Em 2010, recebeu uma homenagem dos colegas de emissora, quando completou 50 anos de atividades. A Central Técnica da Rádio Gaúcha passou a receber seu nome.

O velório acontecerá no cemitério João XXIII Capela 7 partir das 17:00. O sepultamento será amanha as 10:45 no mesmo local.

 

holmes aquino

Anúncios
  1. 01/05/2017 às 15:37

    Não acompanhei o trabalho dele na Rádio Gaúcha, mas falando de profissionais de Rádio a qual eu amo desde criança que escutava em casa dos meus pais, eu sinto a dor da família quando perde um ente querido desse meio de comunicação, Meus Sentimentos a Família do radialista Holmes Aquino.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: