Início > Notícias > Morre Franco Neto

Morre Franco Neto

Por Rodney Brocanelli

Morreu na manhã deste sábado o locutor e apresentador Franco Neto, nome artístico de Omar Borges Franco, voz marcante da Rádio Jovem Pan. Segundo o site da emissora, ele estava intenado no hospital Hotal Core devido a uma crise de insuficiência cardiorrespiratória. Ele tinha 79 anos. O velório será no cemitério do Araçá, a partir das 13h deste sábado até as 09h do domingo. O enterro acontecerá na cidade de Campinas.

Franco trabalhou nas rádios Tupi e Bandeirantes e nas tvs  Record, Bandeirantes e Gazeta. Na TV Bandeirantes, ele foi um dos primeiros profissionais a aparecer no vídeo, ao lado da atriz Débora Duarte, ainda na fase experimental da emissora: “Nós entrávamos no ar e pedíamos que os telespectadores ligassem ou escrevessem para comunicar como estavam recebendo a imagem e o som da emissora. Quando a TV Bandeirantes entrou definitivamente no ar, em 1967, comecei a apresentar o telejornal, trabalho realizado de 1967 a 1970. Fui o primeiro apresentador da emissora”, contou ele em entrevista ao livro “Jovem Pan, 50 anos”, de Alvaro Alves de Faria.

Na Jovem Pan, ele entrou em 1973 para fazer o Jornal da Manhã. No livro “Jovem Pan, a Voz do Rádio”, também de Alvaro Alves de Faria, o locutor como foi a conversa com o então diretor de jornalismo Fernando Vieira de Melo que resultou no posterior convite:  “Você é capaz de fazer o Jornal da Manhã, perguntou Fernando. “Sou, desde que eu mude meu horário de dormir e passe a dormir à noite”, respondeu Franco. “Tá bom, então começa amanhã”, disse o diretor.

Uma vez na Jovem Pan, Franco passou a fazer outros trabalhos. Um deles foi a leitura da crônica de Nelson Rodrigues. O texto era lido pelo próprio escritor, mas ele ficou impossibilitado de cumprir essa tarefa devido a um AVC. Fernando Vieira de Melo consultou Franco que respondeu: “Desde que você me deixe gravar umas quatro ou cinco vezes, eu respondo”. O locutor fez quatro tentativas. Na quarta, notou que o trabalho tinha ficado bom.  Fernando quis saber como tinha ficado o resultado. “Tá bom, quer ouvir?”, perguntou Franco. “Não, manda pôr para o ar”, respondeu o diretor. E assim, o quadro “A Vida Como Ela É” teve sua sequência garantida no “Show da Manhã”.

Na entrevista concedida para o livro, Franco falou sobre as diferenças de um texto bom e de um texto ruim para o rádio: “O texto bom é aquele que dá para o locutor tomar partido, interpretar, provocar inflexões. Texto ruim é aquele que você tem dificuldade para ler. Eu acho que todo redator tinha que ser locutor, na verdade, para fazer um texto realmente legal. O (Alexandre) Kadunc escrevia um noticiário para mim. Ele dizia ‘O Franco faz a pontuação!’ Eu fazia a minha pontuação e o produto final era muito bom”

No final do anos 1980, Franco trabalhou em um de seus programas preferidos na Pan: o Emoções. ‘É a minha menina dos olhos, sem, evidentemente, esquecer os demais trabalhos que realizo na emissora. Eu me identifico com o texto e com o tipo de música que o ‘Emoções’ apresenta. O clima romântico me favorece muito porque eu gosto de romantismo exatamente em que romantismo é quase um pecado imperdoável”, disse. Os textos deste programa eram escritos por Alvaro Alves de Faria.

Nos últimos anos, Franco Neto estava apresentando a edição noturna do Pan News, a partir das 21h. Não foi uma tarefa fácil para seus companheiros de Jovem Pan dar uma notícia tão triste. Oliveira Junior conseguiu terminar a nota de falecimento, mas não segurou a emoção. Ouça abaixo.

Ouça uma crônica lida por Franco Neto em homenagem ao craque Garrincha. Texto de Antônio Garini.

Franco Neto

  1. Armindo Sobreira
    03/06/2017 às 21:52

    Descanse em paz |

    Curtir

  2. 25/06/2017 às 02:01

    Isso mesmo, esse Bordão é famoso, REPITA, não sabia que ele tinha falecido, Franco Neto faz parte do noticiário que tem na JP, mas como ficou partidário por alguns, de vez em quando ouço ele falar essa joia, infelizmente alguns programas ainda ouço, principalmente o Esporte com Flávio Prado, Wanderlei Nogueira, Nilson César( o melhor locutor do momento do Rádio do BR) e outros, meus Sentimentos aos Seus Familiares.

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

