Morre Aloysio de Andrade Faria, dono da Rede Transamérica

Por Rodney Brocanelli

Morreu na manhã desta terça (15), o empresário Aloysio de Andrade Faria, aos 99 anos. Nome bastante conhecido do mercado financeiro, em vários veículos de comunicação ele será destacado como banqueiro (Banco Real e Banco Alfa). No entanto, dentro do universo da comunicação, ele é conhecido por ser dono da Rede Transamérica de Comunicação, abrangendo algumas emissoras espalhadas pelo país, entre elas a Rádio Transamérica FM, que atualmente opera em 100,1Mhz.

Um comunicado divulgado pelo Conglomerado Alfa, que reúne todas as empresas fala em morte por “causas naturais”. Outros detalhes não foram divulgados a não ser o fato de que ele estava em sua fazenda em Campinas (SP). Não existem informações até o momento sobre seu funeral.

A primeira emissora da Rede Transamérica foi ao ar, em 1976, na cidade de Recife. Ao longo dos anos, as emissoras de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. A partir de 1990, iniciou-se o processo de programação em rede, com a afiliação de diversas FMs espalhadas pelo país. Em  2019, ocorreu uma mudança de perfil com a  extinção das portadoras Pop e Hits e uma alteração no público-alvo da emissora, denominado “jovem adulto contemporâneo”.

Nas últimas semanas, foi divulgado de forma oficial o acordo com a CNN Brasil no qual o canal de tevê por assinatura será responsável pelo conteúdo noticioso a ser veiculado da emissora durante grande parte da manhã e no começo da noite.

Com a morte de Aloysio, aumentam também especulações sobre o futuro da Transamérica, iniciadas com as recentes mudanças e incrementadas depois do acerto com a CNN Brasil (o comentário nos bastidores de rádio é que seria o primeiro passo para uma venda total mais adiante). Vale destacar que ele já abriu mão de um banco (repetindo: um banco) e manteve as emissoras de rádio no seu guarda-chuva empresarial. Resta saber se os herdeiros vão seguir com a atual diretriz.

Um comentário em “Morre Aloysio de Andrade Faria, dono da Rede Transamérica

  1. eu acho que este é o fim da Transamerica,a Universal fez varias propostas pela Transamerica carioca para implantação da “recordnews” fm e ele não aceitou…acredito que na primeira oferta os herdeiros vão passar adiante as emissoras,ainda mais que o rádio não vive um bom momento…a conferir

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.