Geraldo Anhaia Mello teve seu dia de Orson Welles

Por Rodney Brocanelli

O videoartista Geraldo Anhaia Mello, morto aos 55 anos no último sábado, teve uma meteórica e polêmica passagem pelo rádio. Em 1985, ele comandava um programa intitulado Verdades e Mentiras, sempre a partir das 20h, às sextas, na Rádio USP. Numa de suas edições, ele resolveu, digamos,  atualizar o feito de Orson Welles, que espalhou o terror por Nova York ao noticiar uma falsa invasão de marcianos. Em vez de algo extraterrestre, Anhaia decidiu usar um tema mais crível: ele noticiou um deslizamento de parte da Serra do Mar, em Cubatão, que causaria o vazamento de gases venenosos. Com o anúncio, foi divulgada também a advertência para que todos deixassem a região próxima. Embora a audiência da emissora fosse pequena (como ainda é hoje),  a falsa notícia causou um certo pânico, segundo o texto da professora Gisela Swetlana Ortriwano,

“As conseqüências não foram tão graves ou marcantes como as de 1938 uma vez que as variáveis em jogo não tinham a mesma força de meio século atrás: a diversidade de fontes de informação é muito maior e a Rádio USP tem pequena audiência e não atinge com facilidade a Baixada Santista(…)Causou tumultos nos órgãos de defesa e segurança que tiveram também dificuldade em checar a veracidade do fato e garantir que ele não existiu. Houve autoridades que deram graças a Deus pelo fato de o programa ter ido ao ar no horário da novela Roque Santeiro, da Rede Globo, que com seu ibope elevado evitou que o problema pudesse ter sido mais grave”.

A direção da Rádio USP à época não gostou nada da homenagem a Orson Welles e Geraldo Anhaia Mello perdeu seu programa na emissora.  Na televisão, ele chegou a ser um dos repórteres-abelha da TV Gazeta na fase TV Mix. Foi colunista de diversas publicações, entre elas o Jornal da Tarde. Neste blog é possível acompanhar um pouco de sua produção.

Um comentário em “Geraldo Anhaia Mello teve seu dia de Orson Welles

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.