Eldorado Brasil 3000. Agora vai?

Por Marcos Lauro

Já existiu uma emissora chamada Brasil 2000. Mas parece que esse nome carregava uma maldição. Foi só entrar 2001 que a coisa desandou de vez.

Com a saída da dupla de diretores Roberto Maia e Tatola, a rádio perdeu tudo o que tinha conquistado nos 12 anos anteriores – quando os dois assumiram a emissora e deram a ela uma programação rock ‘n’ roll (e outros ritmos afins) de alto nível. Tinha programas de variedades, música brasileira, soul e blues, ska, metal… cabia de tudo ali, e com um nível bastante alto em comparação com as emissoras mais pop da época.

Então veio a maldição, em 2001. Diretores entraram e saíram. Lélio Teixeira (hoje no Na Geral, Rádio Bandeirantes), Juan Pastor (produtor do Pânico no rádio e na TV)… nenhum conseguiu pôr a rádio nos eixos de novo. A emissora, uma concessão educativa da Universidade Anhembi Morumbi, virou um grande Frankenstein: sem identidade e sem a menor preocupação com a qualidade do que era transmitido. Um grande samba do crioulo doido. Com todo respeito ao crioulo.

A Universidade nem dava espaço para seu alunos e muito menos colocava alguém com mão de ferro ali para tomar conta do negócio. Eu mesmo, como aluno da Anhembi na época, cansei de dar sugestões, idéias… e nada acontecia. Ficava aquela freqüência ali, 107, 3, como um grande nada. Um ou outro programa, isoladamente, era interessante. Mas não conseguia fazer sentido dentro do conjunto, da programação, que é como funcona uma emissora de rádio. O grande sonho da Anhembi deveria ser arrendar a rádio. Mas por ser uma concessão educativa, isso não era possível. Então, deixavam ali, de lado, sem prestígio e sem respeito em relação ao glorioso passado.

Agora a história está para mudar. A partir de domingo, 27, a emissora se transforma em Eldorado Brasil 3000 FM, uma cooperação entre a Eldorado (que dá lugar à Estadão ESPN, all news/esportes, em 92,9 Mhz) e a Brasil 2000. A atual programação dos 107,3 vai se transformar em web-rádio, enquanto a freqüência dará lugar à Eldorado, com alguns toques mais rock ‘n’ roll.

Foi uma boa saída. Com o sucesso das transmissões esportivas da ESPN no rádio e a sua ida para o FM, ficaríamos sem a Eldorado, uma rádio “adulto-contemporânea” (ah, rótulos) sempre ligada às novidades sem se esquecer dos clássicos. Então, estava lá a 107,3, este imenso Franskenstein, e pronto.

Com o advento da Eldorado Brasil 3000 FM, esperamos que a maldição se dê por contente por fazer uma rádio simplesmente não existir por cerca de dez anos. De agora até o ano 3001, pelo menos, acho que estamos seguros.

23 comentários em “Eldorado Brasil 3000. Agora vai?

  1. Nunca vi tanta imbecilidade junta . A Brasil 2000 era a unica radio rock autentica e alternativa de Sao Paulo . Voce nao sabe o que ta falando , nao ouvia a Brasil 2000 , nao sabe o que esta passando no mundo do rock .
    Ouça a Kiss Fm o resto da tua vida e pare no tempo!

    Curtir

  2. Palavras suas:´´ A atual programação dos 107,3 vai se transformar em web-rádio´´.Taí o samba do crioulo doido (fenomenal) que nao vamos mais poder ouvir na Brasil 200.
    Top 10 dia 28 /03/2010
    01 – Foo Fighters – Rope
    CD Wasting Light
    02 – Strokes – Under Cover Of Darkness
    Cd Angels
    03 – Mumford & Suns – The Cave
    Cd Sigh No More
    04 – Ozzy Osbourne – Let It Die
    Cd Scream
    05 – Kings Of Leon – Pyro
    Cd Come Around Sundown
    06 – The Kills – DNA
    Cd Blood Pressures
    07 – Radiohead – Lotus Flower
    CD King Of Limbs
    08 – Black Keys – Tighten Up
    Cd Brothers
    09 – Weezer – Hang On
    Cd Hurley
    10 – Interpol – Lights
    Cd Barricade
    Era isso que tocava na Brasil 2000 , era isso seu Franskenstein, voce DEFINITIVAMENTE NAO SABE O QUE É BOA MUSICA NO RADIO.

    Curtir

  3. Chata, chata, chata… A Brasil 3000 chega chata como a Eldorado ficou faz algum tempo, cheia de versaozinha bossa-nova de tudo… Que pena! Saudade da Brasil 2000…

    Curtir

  4. É lamentável o descaso com os ouvintes da extinta brasil200, e olha que as pessoas que assumiram se diziam estudadas e de mente aberta, “balela”, estudar é ótimo, mas para alguns que se formam seus currículos não passam de status social. Esta nova rádio é um lixo, até a Kiss fm está desandando, na sua maior parte do dia só passa música farofa e difíceis de se ouvir. Cadê as rádios rock´roll? 89Fm, Brasil 200 e daqui a pouco a Kiss.

    Curtir

  5. Olá meus queridos amigos,

    Venho contra mão dizer que o pessoal da Eldorado conseguiu provar que tem classe no DNA!!!! Juntaram o melhor das 2 rádios! Deram um up no que já era original de muito bom gosto!!!!!

    Apenas não se preocupem , eu sou apenas uma careta que aos 50 anos ainda gosta de uma boa musica, independentemente de sua origem, raça, sexo e cor. E a Eldorado Brasil 3000 fez isso com maestria.

    Curtir

  6. A Eldorado é simplesmente a melhor rádio de São Paulo. Programação de altíssimo nível. Sectarismo é muito limitante: Só rock, só pop; só rap; só jazz, só MPB, etc. A Eldorado toca o melhor de vários estilos.

    Curtir

  7. Bom eu preferia a Brasil 2000 eu acho… mas gosto é gosto.

    Meu maior porém era o fato de a qualidade de som da rádio não ser das melhores… acho que isso irá melhorar agora.

    Mas sinto pelo fim da Brasil 2000

    Curtir

  8. Em parte acho que vc esta certo a brasil 2000 esta meio parada a anos,mais falando da programação musical a brasil sempre teve a melhor programação de rock de são paulo mesmo quando tinha a 89 fm e a propria kiss fm.
    A eldorado fm tem uma programação de elite todo mundo fala que ouve essas coisas mais verdade ninguem ouve eldorado a programação é chata d+ ainda prefiro o frankstein com vc chamou a grande saudosa BRASIL 2000 FM A COLLEGE RADIO DA ANHEMBI-MORUMBI

    Curtir

  9. Essa radio Eldorado é muito chataaaaa, aposentei meu celular que só tem um radinho pra ouvir, SP a maior cidade do país não tem nenhuma radio que toque rock, não só velharias de qualidade duvidosa.

    Curtir

  10. A Brasil 2000 era muito boa sim e sentirei sua falta. Agora, justiça seja feita, tudo o que tocava na Brasil 2000 hoje facilmente é encontrado ou na Mit FM ou na Oi FM, então estes desabafos todos me parecem excesso de nostalgia. Mas concordo que a programação da Rádio Eldorado é muito fraca.

    Curtir

  11. Que porcaria conseguiram deletar a Brasil 2000 FM e conectar com uma emissora sem prestigio nenhum,que é o caso da Eldorado FM, que saudades da 97FM foi a primeira emissora a rolar só ROCK ROLL no diel,um abraço aos amantes do ROCK ROLL.

    Curtir

  12. Apenas minha opinião — “TUDO” se submete à contemporânea “lei da decadência”. A Eldorado FM virou lixo “total” em 1999, quando, sintomaticamente, cancelou o programa do maestro Diogo Pacheco. Falando em música clássica, até a Cultura FM de São Paulo se tornou insuportável desde… ih, nem me lembro mais! Quanto ao rock de qualidade, bom, só nos resta mesmo a Kiss FM, fazer o quê? Ao que tudo indica, *gente demais* não chegou a conhecer a Bandeirantes FM e a Excelsior, as primeironas rádios de rock em São Paulo, ainda na década de 1970… Em 1983, surgiu a ABC FM, logo renomeada para 97 FM. Tempos excelentes aqueles… e como eram excelentes, não irão retornar… A 89 FM prestou até o ano de 1991, de 1992 até 1995, ficou suportável, e de 1996 em diante… PFFFT… Apenas para constar, a Kiss FM transmitiu “em caráter experimental” entre setembro de 1997 e novembro de 1999; então sumiu com jeito de “para sempre”, mas voltou em 2001, felizmente. Quanto tempo ela vai agüentar, antes de repetir os passos da 89 FM ? Acho que só o Diabo sabe a resposta… Quanto à “nova encarnação” da Eldorado, quero mais é que ela se d-a-n-e -.-

    Curtir

  13. Ouço a rádio desde a época do Maia e Tatola e aquela época era boa, os caras sairam, a rádio não ficou a mesma coisa, mas ainda sim se mantinha rock n’roll. De uns anos pra cá, a coisa desandou, os caras transmitiam jogos à tarde no meio da programação!!!!! A rádio tava meio sem “dono” mesmo, mas era boa, agora, não dá pra ouvir mesmo, a programação parece que é feita por idosos e para idosos, uma chatice sem fim. Acho que o sujeito que escreveu isso aqui não entende la de mtas coisas. Com o fim das rádios rock, a kiss tbm naum dá pra ouvir, migrei pra Mitfm, é mais pop, mas é o q temos pra hj!!

    Curtir

  14. Vamos continuar fazendo nossos protestos amantes do ROCK a favor a + radios “ROCK ROLL” no dial a KISS FM foi CLASSIC ROCK que saudades da 97FM,cade o Rubinho coordenador da BRASIL2000FM, tomou um pé na bunda da Faculdade Anhembi Morumbi que de tinha os direitos de conseção e transmissão da BRASIL2000 FM,um grande abraço aos amantes do “ROCK ROLL”

    Curtir

  15. Tudo uma questão de gosto. Aliás, muito bom gosto. Adorei essa junção de variados rítmos. Encontrei finalmente uma rádio que posso ouvir o dia todo sem ficar mudando a sintonia a procura de boa música. Eldorado Brasil 3000 é para quem gosta de “música de qualidade” independente da categoria musical. Parabéns!

    Curtir

  16. A 89 é a rádio de rock que mais se destaca em São Paulo, apesar da Kiss Fm (102,1 MHz) dedicada ao Classic Rock e a Eldorado FM (107.3 MHz) antiga Brasil 2000 ainda ter pelos menos a maior parte de sua programação voltada ao rock tocando bandas como U2, Alanis Morissette, Faith no More, Rolling Stones, The Police, The Beatles entre outras. A 89 toca rock dos anos 1960, 1970, 1980, 1990 e início dos anos 2000 nacional e internacional, da qual a maioria dos ouvintes que estavam órfãos estavam realmente sentido falta, passa até algumas músicas de bandas atuais, por isso que ela apresenta maior audiência e mais seguidores no Facebook do que as suas concorrentes que eu acredito que seja a Kiss FM (102,1 MHz) e a esquecida Eldorado FM (107.3 MHz). Abraços!!!

    Curtir

  17. Sinceramente foi uma crueldade que fizeram com a Brasil 2000 após a saída do Tatola e Maia.
    Ainda bem que eles têm hoje em dia o WebRádio e espero que esteja dando êxito esse projeto! A grande desvantagem disso é que muitas vezes a rádio fica fora do ar por causa de instabilidades nos servidores ou problemas com o link com a internet.
    Me recordo a rádio teve uma fase mais underground (acho que em 2004, na era do Kid Vinil) e depois ficou mais mainstream, mais POP chegando até a tocar NXZERO, Fresno, Hateen (em 2006, 2007).
    Foi uma grande idiotice do moço ficar na obcessão de colocar o Na Geral. Não tinha nada a ver com a rádio e pior é que era o programa de maior audiência da rádio.

    Curtir

  18. Hoje em dia a 107.3 FM (Eldorado 3000) está sendo algo bem parecido com a Alpha FM, ou seja, uma rádio mais adulta. Mal toca rock!
    Ainda bem que a Rádio Rock voltou e por enquanto nesses 6 primeiros meses de vida, ainda não começou a avacalhar. Tomara que continue assim!

    Curtir

  19. 92,9-FM Eldorado… De 1984 a 1992… Igual, jamais… Melhor, nunca mais…
    Quem viveu a época sabe do que estou falando.
    Os gênios que programavam, estão por aí…
    As vozes femininas que apresentavam fizeram Iris Letieri ruborizar…
    Puro saudosismo ??? Quem discute FM hoje, está falando do genérico mais barato que existe…
    Meu Deus, quanta saudade… Que mistura fina…
    Boca da Noite, Gira Disc, Canto Geral, programas que não eram para principiantes: o que lançassem, pegava.
    Ouvia de Passport a David Darling, de Eric Clapton a Paralamas, de Astor Piazolla a A-HÁ, de Grace Jones a Enya… Dá para entender ??? Era música pura, “da boa”, sem chiliques e salamaleques, de China Crisis a EBTG, de Beatles a Level 42, de Smiths a Rolling Stones, de Pretenders (If there was a man) a Hermeto Paschoal, de Diogo Pacheco a Jô Soares… Essa emissora tinha que ser estudada, virar tese de doutorado de como fazer uma FM bem feita. Vc não precisa ir muito longe para saber quem curtia 92,9 naquela época. Se vc tem por volta de 30 anos, pergunte ao seu pai, a sua mãe, a um tio, sogro, talves…
    Quanta saudade… Quer sentir ? Ouça Dan Siegel, Pat Metheny, Stanley Jordan, Malcom McLaren, Philip Glass, Swing Out Sister (que classe…), Prefab Sprout, Lloyd Cole & Commotions, Bryan Ferry, Madness, INXS (Shine like it does – arrepie-se), Dire Straits, Sting e não acaba mais. O Estadão jamais deveria ter deixado acabar esse sonho.
    Eu me mudei para Curitiba em 1991, e era internet discada ainda, não dava para ficar curtindo música de São Paulo, saía caro.. Pedia para alguém gravar uma fita. “O que vc quer que eu grave ?” Respondia:” Qualquer coisa, deixe gravando e depois me mande a fita…” Eldorado-FM-92,9 era minha “droga”…

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.