Oxydance na Rádio Usp FM. Isso mesmo que você leu

Por Rodney Brocanelli

Desde o último dia 20, a rádio Usp FM está apresentando o já manjado programa Oxydance, cujo próprio nome já deixa implícito que é dedicado à dance music. A atração esteve no ar em algumas emissoras de São Paulo em diferentes momentos. Na verdade, trata-se de uma fusão do o Non Stop Music, que já fazia parte da grade díária da emissora (e tinha o mesmo perfil), com apresentação de Celso Filho, diretor da emissora (e isso diz muita coisa). O Oxydance será diário, com duração de duas horas, sempre começando as 22h. A pergunta que fica no ar mais uma vez: é o tipo de programa que tem a ver com a Rádio Usp?  Uma emissora ligada a uma das univerisdades mais importantes da América Latina não precisa lançar mão de recursos como esse para atrair uma audiência maior. A atual programação musical guarda muita semelhanças (em alguns horários) com a de emissoras comerciais que se dirigem para o público adulto. Isso sem falar que, volta e meia, a grade abriga atrações como o Recordasom by Night, que foi comandando por Rui Monteiro até o final do ano de 2010 (leia mais aqui). Isso sem falar no tenebroso Rádio Facul (leia mais aqui), uma série de programetes dedicados aos universitários, que, por causa da linguagem, cairia muito melhor em rádios jovens. É bem verdade que programas como O Samba Pede Passagem e Rádio Matraca (leia mais aqui) prosseguem na grade de programação. Contudo, eles estão isolados e abandonados à própria sorte numa emissora que deseja soar como as comerciais. PS.: Nunca é demais lembrar de um outro artigo que escrevi sobre a Rádio USP que eu escrevi no outro blog e que causou alguma repercussão (além de ser um dos motivos que deu origem à dissidência que gerou o blog  Radioamantes) http://radiobaseurgente.blogspot.com/2010/03/deixem-radio-usp-na-mao-dos-alunos.html

41 comentários em “Oxydance na Rádio Usp FM. Isso mesmo que você leu

  1. Ignorância sua associar o OxyDance aos jovens… Apesar de ser veiculado em rádios comerciais deste estilo o OxyDance, que já tem 22 anos de estrada é um programa de FLASHBACKS dos anos 70, 80 e 90, que busca o público que viveu essas décadas e, claro, mais novos que possam vir a ter bom gosto musical. O programa não trata só de Dance Music. Rola pop/rock, soul, R&B, também. OxyDance é uma marca que o radialista Carlinhos Medeiros traz consigo desde que fazia festas em casas noturnas do ABC e SP, nos anos 80. A marca virou programa em 1989.

    Carlinhos merecia este espaço há anos, e a USP FM é ideal para isto. Não desmereça o trabalho do Carlinhos sem conhecer…

    Leonardo Cassettari

    Curtir

  2. Ola Leonardo,

    Obrigado pelo comentario. Historicamente, as radios jovens sempre tiveram programas de flash backs, sempre indo ao ar a partir das 22h. Nao estou desemercendo o trabalho do Carlinhos. Acho apenas que o tipo de programa que ele faz nao eh adequado a Radio Usp. Apenas isso.

    Curtir

  3. Agradeço a resposta, Rodney. Porém, os ouvintes antigos do OxyDance estão torcendo há anos que ele consiga este espaço. Se não for uma Rádio como a USP, qual seria na sua opinião? O lixo da Fast 89 que o jogou pra 0h de domingo pra segunda e com apenas 1h de duração? A Alpha que tem o repetitivo Disco Classics com o Iraí Campos que credita Because You Loved Me, de Suzanne Rye (1996), como sendo da Celine Dion? E toca “Kung Fu Fighting” todo santo sábado?

    A USP acertou em cheio em convidar o Carlinhos…

    Abraço.

    Curtir

  4. Quem sou eu para dizer para onde o Oxydance deve ir? A questao nao eh com o programas, mas com a Radio Usp que abre espaco para atracoes que fogem ao perfil de uma emissora ligada a uma das maiores universidades da America Latina.

    Att,

    Rodney

    Curtir

  5. Gosto do “Oxydance” e da forma do Carlinhos conduzir o programa. Acho infinitamente melhor e mais “profissional” que o “Nonstop Music”! Nem tenho restrições com relação ao “Oxydance” na USP, assim como também não tinha nada com o “Recordasom by Night”. Mas concordo que a rádio USP poderia ser mais plural, mais criativa e mais experimental.

    Pra mim, o problema da USP FM não está nos programas que bem produzidos, mas que tem com conteúdo e programação musical parecidos com as rádios adultas comerciais… o problema está na mesmice da programação musical em outros horários e até mesmo na cara de abandono que ela anda tendo. Não é raro eu ouvir sequências de músicas inteiras tocarem sem que haja ao menos uma vinhetinha de identificação da rádio entre cada uma delas.

    Acredito que a USP FM poderia ter espaço tanto para o “Oxydance” quando para “Rádio Matraca” e “O Samba Pede Passagem” (que também não são feitos por alunos), dando o mesmo destaque para todos. E mesclar esses bons programas com conteúdo produzido pelos alunos, com temas pouco abordados no rádio, músicas que não costumam conviver juntas nos formatos consagrados de rádio… e tudo isso “amarrado” numa rádio que fosse plural, coerente com a história que tem e com uma identidade mais sólida, e não como uma colcha de retalhos que parece não se comunicar. Fica meio “casa de ferreiro, espeto de pau”.

    Curtir

  6. Discutir o sexo dos anjos é perder tempo com a abobada da catedral de Mallorca.
    O importante é que o programa é muito bom, segura os ouvintes que querem recordar e não que não têm uma opção com a Oxy/No stop.
    Desde que comecei a escutar o programa virei fã. Foi meio por acaso, pois sou fã do Alquimia.
    Valeu..continuem …. não importa se estão atrás de audiência. Há outras 22 horas que podem tocar o que os metagonicos querem.

    Curtir

  7. Acho válido, o Oxydance lá, ja que a própria emissora não assume algo que fuja ao padrão comercial, que se faça a “colcha de retalhos” e que possamos ter boas opções de músicas.

    Curtir

  8. NAO DÁ PRA ESCREVER ESSAS COISAS , SOMOS REFENS DESSE TIPO DE MUSICA E PRINCIPALMENTE BEM SELECIONADAS , PARABENS MESMO O CARA FEZ EU ACORDAR ESSA HORA PARA ESCREVER ALGUMA COISA ,POIS COM ESSAS MUSICAS NAO TEVE COMO FICAR NA CAMA ( TERÇA FEIRA 20-09 A 23:59HRS) .

    ABRAÇOS
    ALEXANDRE BEANI

    Curtir

  9. Gostaria de saber o que quer dizer Oxy? É o mesmo nome da droga?
    Acho que esse programa, embora baseado em sucessos dançantes, é demais repetitivo para ser repetido todas as noites. Chega a ser uma droga, às vezes.
    A Rádio USP ainda é uma opção, mas está muito aquém do que poderia ser.
    Até deixaram de lado o Planeta Som da Magda Pucci.
    Houve um tempo em que a USP FM pretendia ser a “rádio que toca todas as línguas” coisa que só a Magda fazia no programa dela.
    Também nunca responderam minhas críticas, por isso desisti. Estudei 3 vezes na USP. Acho uma vergonha ter apenas alguns programas musicais diferenciados, como Rádio Matraca, Samba Pede Passagem, Vira e Mexe, e aquele sobre literatura, cujo nome não me lembro agora, ou ainda o Alquimia.
    Também não há nada sério como debate sobre ciência, política, etc.
    Concordo com os que disseram que essa rádio não está à altura da nossa universidade.
    A rádio é tão abandonada que às vezes o locutor diz os nomes de 4 ou 5 músicas que não haviam tocado, ou, como no outro dia, quando tocaram de novo um bloco inteiro do Toque Outra Vez e ninguém percebeu.
    Sem xenofobia, pergunto como tem 14 h de Oxy (que é isso mesmo?) e 1 h de forró por semana?
    Mostra, pelo menos, um verdadeiro desequilíbrio, que deve ser reflexo do desequilíbrio mental do diretor de programação. Quem é ele?
    Um apadrinhado? Um pequeno ditador?
    O que faz o poder, não?
    Também não tenho nada contra o tal Carlinhos, cujo nome só vi agora.
    Só gostaria de ter uma rádio boa como a Cultura AM ou Cultura FM, embora nõ queira fazer comparação com estas que são nitidamente segmentadas. Apenas quero dizer que, pelo menos, a USP poderia ter um perfil mais inovador e aprofundado.
    Lembro que nos anos 70 a Rádio Bandeirantes FM tinha programação muito rica, com respeito a músicas. O Abílio Manoel, falecido precocemente há pouco tempo, tinha, por exemplo, o programa América do Sol, com pesquisa musical de altíssima qualidade sobre a América Latina. Era o tempo em que nascia o Tarancón e tantos grupos que tinham muita penetração na juventude. Hoje temos ainda o Raíces de América com nenhum espaço nas emissoras. Por que? A USP não conhece isso? Que vexame, hein?
    Bem, amigas e amigos. Fico por aqui.
    Só quero dizer que gosto de diversos gêneros de música, e não escrevi para atacar este ou aquele.
    Obrigado pelo espaço

    Curtir

  10. Maravilhoso, Divino o programa, ouço-o todas as noites antes de dormir, desde que descobri esta programação. Há anos que procuro algo assim.
    Nasci na década de 70, ouvi embalos até o início dos anos 90 quando a música tinha melodia, tinha um “algo a mais”, faz muito tempo que não sabia o que era ouvir radio.
    Parabéns a todos que fazem a programação e o Carlinhos irradia amor, paixão pelo que esta fazendo, é perceptível.
    Esta programação deve continuar sempre, com a ressalva que gostaria de saber o nome da música, do cantor/compositor e alguma história sobre algumas músicas entre os intervalos musicais e é claro que ‘se encaixa’ no perfil da rádio usp – uma rádio que mostra a qualidade, e as músicas dançantes enchem de alegria a nossa alma e certamente o sono fica muito melhor.

    Curtir

  11. NOSSA DESCOBRI ESTÁ RADIO POR INTERMEDIO DE AMIGOS QUE JÁ ESTÃO COMENTANDO O PROGRAMA OXYDANCE, NOSSA O PROGRAMA E MUITO BOM…PARABENS POR ESSE PROGRAMA NOS FAZ LEMBRAR MUSICAS NA QUAL NÃO OUVIMOS MAIS. VAI HAVER CRITICAS DE TODAS AS FORMAS BOAS E MÁS… MAS SÓ O TEMPO E A AUDIÊNCIA, VÃO DESMONSTRAR COMO O PROGRAMA E BOM…JÁ ESCULTO TODAS AS NOITES DE SABANDO ENTÃO NÃO PERCO…PARABENS.

    Curtir

  12. Maravilhoso programa, ouço sempre, desde que descobri esta programação.
    Há anos que procurava algo assim.
    Nasci na década de 60, ouvia baladas até o início dos anos 90 quando a música tinha melodia, tinha um “algo mais”, faz tempo que esqueci o que era ouvir radio.
    Parabéns a todos que fazem a programação, devem continuar sempre, rádio usp – uma rádio que mostra qualidade, e as músicas dançantes enchem de alegria a nossa alma e certamente o sono fica melhor!

    Curtir

  13. Bom… embora algumas críticas, que pude ler, há várias parabenizações, o meu recado é para todos aqueles que estão envolvido com a programação Oxidence, claro que pra você principalmente Carlinhos, nasci na década de 60, sou eclético curto de tudo, o que é bom claro, quando ouvi seu programa a mais ou menos um mês atrás, me emocionou, me fez relembrar bons momentos de minha vida, pessoas que foram importantes, lugares por onde passei, o tempo que a gente ficava num baile torcendo para tocar a seleção de lenta pra gente conquistar aquela gatinha, poxa como era legal, como na ficção todos nos temos em particular uma trilha sonora de nossas vidas, cada musica marca um pedacinho do que passamos, eu quero parabeniza-lo, penso que não importa se o programa é feito na rádio y ou z, mas sim, que sempre é bem vindo uma programação que agrade nossos ouvidos, hoje em dia não temos mais a satisfação de ligar o radio, não critico aqueles que não estão gostando por algum motivo, mas não podemos esquecer que a Dance Music também fez parte de toda uma geração, movimentou massas, e isso não da pra esquecer, um grande abraço para todos.

    Curtir

  14. que ótima noticia.. o carlinhos merecia sim este espaco e vou mais além, tá na hora dele comandar uma direcao de radio, pois o cara entende de musica e toca musica por prazer e nao por jabá.. se vc duvida, procure um meio para se comunmicar com ele… e confira. o cara é o que a usp precisa – alguem que rola musica por prazer e nao por jabá…

    Curtir

  15. Olha a melhor escolha que a radio usp escolheu foi esta o carlinhos é muito bom no que faz conheço o seu trabalho a muito mais muito tempo lembro que ele até comandava uma radio no shopping Aricanduva, a radio usp estava merecendo uma programação de qualidade….como a do Carlinhos quem sabe não melhora a cabeça dessa mulecada da USP que ultimamente anda querendo ser moderninhos demais….e na verdade são mais caretas do que tudo…..

    Curtir

  16. Carlinhos vc é Sensacional na apresentação do OxyDance na Radio USP, o legal que vc fala
    de cada epoca da MUSICA. Meu nome é Henry amante dos anos 70,80 e 90 da epoca da minha
    linda DIFUSORA ( O SOM ALEGRIA DA CIDADE) onde ganhei muitos premios e convites para os
    Bailes no Juventus e Ipiranga. Eu trabalho na USP gostaria muito de conhecer o Studio da Radio
    USP, no Programa OxyDance e conhece-lo para converar um pouco da Discon dos anos 70,80 e 90
    vou passar o meu e-mail henry@ib.usp.br ou telefone 3091-7538 do Instituto e Biociências da USP

    abç Henry

    Curtir

  17. Fiquei muito feliz quando descobri que havia esse programa na USP. Logo queria ouvir sempre. Uma emoçao forte me vinha no peito quando ouvia as musicas, uma volta ao passado com mistura de sensaçoes, temperatura, perfume e palpitaçoes…rs Acho que ainda estou me adaptando a ouvi-las, todas essas musicas que fizeram parte da sonoplastia da minha vida…Como é bom recordar isso
    abç
    Marili

    Curtir

  18. parabens musica e cultra mas so cuando ovimos musica de qualidade musica que nos fas lembra bons tempo parabens pelo programa

    Curtir

  19. parabens musica e cultura mas so cuando ovimos musica de qualidade musica que nos fas lembra bons tempo parabens pelo programa sp guarulhos

    Curtir

  20. OLA PARABÉNS PELO SUCESSO DO OXY! E MUITO BOM RELENBRAR GRANDES ESTILOS QUE FICARAM PRA TRAZ! AGORA PODERIA ABRIR UM ESPASSO PRA GENTE PODER BAIXAR AS MUSICAS QUE ROLA NOS PROGRAMAS HEIM!! ABRAÇOSSS SUCESSSO!!

    Curtir

  21. boa noite para todos meus parabéns pelo grande sucesso do òxy dance e muito bom relembra os grandes momentos da minha juventude dos grandes bailes das musicas lenta e balanços

    Curtir

  22. fiquei feliz ao procurar uma radio para ouvir neste horariodas dez horas da noite, e encontrei o programa ;agora ouço todas as noites,gostei das entrevistas que foram feitas,das lembranças das casas que as tocavam ,tenho saudade da sunshine aqui de santo andre,das matines de domingo,minha filha é adolescente e não tem um lugar decente e com musicas de qualidade como as dos anos 70,80,90,as quais ela gosta bastante,ouço tbem o moises da rocha aos finais de semana,muuiiiito bom,parabens continuem assim!

    Curtir

  23. Eu descobri o programa por acaso e ouço quase todos os dias. É muuuuuuuuuito legal, curto a bessa as músicas da programação. Parabens !!!!!

    Curtir

  24. Sou ouvinte desta radio todos os dia aprogramacao e otima Oxidence eo maximo parabens sou ouvinte da mooca

    Curtir

  25. Estava eu voltando de um evento, quando sintonizei na rádio usp para ouvir o programa do competente Celso Filho, quando para meu espanto estava no ar outro cara que admiro muito o Carlinhos Oxydance, para meu deleite e sorte.
    Queridos vocês são dois lutadores e feras no que fazem, ouvir os que criticam é combustivel para o sucesso.Abraços!!!
    Fausto Rosa

    Curtir

  26. EU DESDE QUE DESCOBRI O OXY DANCE E O CARLINHOS , ME APAIXONEI PELO PROGRAMA AINDA MAIS QUANDO ELE FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A ANTIGA DIFUSORA E A EXELSIOR, MEU TEMPO, MINHA VIDA, OUTRA NOITE ELE DISSE ATÉ QUE CONHECEU O HÉLIO RIBEIRO DA BAND NO PODER DA COMUNICAÇÃO,LEMBRA? MEU DEUS…CARLINHOS TO CONTIGO E NÃO ABRO DAS 22 AS 24H É NOS, FALO? DEUS TE ABENÇOE CARA ONDE VC FOR EU E MEUS FILHOS E MARIDO TAMBÉM VAMOS!!!!!

    Curtir

  27. por acaso descobri a usp, e o programa oxy dance, e acabei voltando no passado gostoso de quando eu ia nos bailes e saloes, adoro o funk, o verdadeiro funk, ñ essa baixaria q se ve. essas musicas me faz viajar no tempo, na época dancei muito no sandalia de prata, no embu tinha uma casa chamada 555 diosco clube, eu adorava. eu tinha 14 anos e entrava no matine, das 14:00 as 10:00, nos sabados ia procurar bailes, so pra dançar, tinha equipe de dança, fank e break, ZAPP, CURTIS BRAWN, GRAND MASTER FLESH, E MUITOS. parabens pelo programa, meu telefone é 41385519, taboao da serra. gostaria de ganhar um cd das antigas, anos 80, abraço

    Curtir

  28. OXY DANCE, o programa é maravilhoso, parabéns a Rádio USP. Carlinhos vá em frente que os ouvintes estão adorando.

    Curtir

  29. Estou apaixonada pelo programa, parabéns.
    Poderia ser reapresentado ou uma outra edição pelas manhãs. Que tal?????
    Já indiquei para vários amigos.

    Curtir

  30. NÃO EXISTE NADA IGUAL É SIMPLESMENTE SENSACIONAL,A OXI DANCE MATA A PAU MEUS PARABÉNS

    Curtir

  31. Sem palavras!!, não aguentava mais procurar pelo dial algum programa de qualidade, sempre curti a Oxydance nos tempos da Transamérica e fiquei órfão quando vocês partiram. Parabéns Carlinhos, não ligue para críticas e se puder crie um site de música como a PoolWebRadio.com ou a Flashradio.com.br para a gente puder escutar o dia todo.

    Curtir

  32. Carlinhos Parabéns pelo programa os amigos um avisando o outro as chamadas antigas sem palavras Frequentei as melhores casa e ia com um grande amigo antes de ser o grande Dj Vadão tenho muitas historia pois convivi nas cabines muito tempo da Banana ,Pop Corne Juventus,Toco ,Varias Inclusive o Patrópi Um abraço ninquem fala kkkkkkkkkkm Abraço a todos

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.