O AM, em baixa, vai correr atras do ouvinte

Por Flávio Guimarães

O site Bastidores do Rádio, como o nome sugere, é especializado no chamado primo pobre da TV. O responsável pela manutenção do site e pela atualização do noticiário do meio radiofônico é Adriano Barbiero, filho do colega Altieris Barbiero, veterano radialista de São Paulo, capital. Adriano vem divulgando, há tempos, números relativos à audiência do AM e do FM paulistanos. Como nem o Ibope nem as emissoras contestam os dados divulgados, tenho como boa e segura a informação que o Bastidores publica.

O cenário das FMs continua praticamente inalterado, entre as emissoras que lideram o ranking. A Tupi FM, está em primeiro lugar há pelos menos dois anos e meio, o que não é pouco. Ultimamente, a Nativa, do grupo Bandeirantes, anda ameaçando incomodar a “tribo” da avenida paulista. Veja, aqui.


A minha observação é sobre o AM, padrão de transmissão que vem sofrendo sucessivas perdas de ouvintes, tanto pela má programação quanto pela qualidade do áudio. Para compensar a falha técnica, algumas emissoras jornalísticas replicam a mesma programação do AM no FM e garantem bom retorno de audiência no segmento. Como exemplos temos a CBN, pioneira, a Bandeirantes AM e Jovem Pan AM. Esta última transmite apenas parte da programação jornalística, pela manhã, através da Pan 2, em FM. A BandNews, embora seja adepta do all news opera, desde a fundação, apenas em FM. As emissoras que resultaram da fusão Eldorado/ESPN ainda são inexpressivas e vamos deixá-las de fora. O pessoal da marginal  até pode achar ruim, mas não muda nada no contexto.


Recentemente, a Tupi Am, de São Paulo, que ocupa o dial em 1150 khz, passou a reproduzir o áudio da programação popular pela emissora-espelho, sintonizada em FM  nos 97,3 Mhz. Coisa que a Globo vem tentando, sem sucesso, pois não consegue uma emissora disponível, na capital paulista, para retransmitir os programas do AM. Já falei disso, 
aqui.

Os números divulgados pelo Bastidores do Rádio, em 13 de outubro, cobrem o período de julho a setembro. O ranking do AM, pode ser visto aquiNele, é clara a pequena diferença entre as rádios Globo e Capital, na briga pela liderança. Enquanto a emissora global soma 0,79% de audiência, com 133.148,87 ouvintes por minuto, a rádio Capital tem 0,62%m com 104.880,70 ouvintes por minuto. Falta muito pouco para a Capital alcançar a Globo e, certamente, ultrapassá-la. Com a emissora do Paraíso nos calcanhares, o AM da rua das Palmeiras deve se mexer. E aqui, não se trata, apenas, de melhorar o áudio. A direção da casa sabe disso melhor do que eu.

A rádio Globo ainda mantém a dianteira, muito em função do futebol comandado por Oscar Ulisses, irmão do pai da matéria, Osmar Santos, o querido Garotinho. Mas, daqui para a frente a diferença de Ibope entre Globo e Capital tende a diminuir. Não porque o esporte da Capital esteja ameaçando a equipe de Oscar Ulisses, mas porque a programação popular da Capital ganhou um grande reforço: Paulo Barboza.

Experiente e carismático, o consagrado radialista está de volta ao ar desde o último dia 12 de outubro, depois do rapa-geral na Record. Dono de uma grande legião de fãs, Paulo Barboza deve traduzir em sólidos números de Ibope um considerável reforço para a rádio do grupo Morizono. A “briga” que já é acirrada, tende a ficar mais intensa. Embora o número de ouvintes por minuto no AM seja inferior ao do FM, ainda representa um mercado comercial de bom tamanho e nada desprezível.

Nos próximos dias, semanas e meses teremos uma luta surda, porém notável, no AM de São Paulo. Dessa briga estão fora as rádiosall news. O “pega” promete ser interessante no dial das populares. Em breve, teremos a oportunidade de conferir se a estratégia da Tupi de transmitir em FM a programação do AM vai funcionar. Por enquanto, ainda é uma incógnita, mas, se der certo, será um elemento complicador a mais na corrida em busca do ouvinte. O negócio é se ligar, acertar a sintonia, ajustar o volume e torcer pelo melhor. O melhor para o ouvinte, bem entendido.

2 comentários em “O AM, em baixa, vai correr atras do ouvinte

  1. para nós ouvintes nao faz diferença am fm.veja ibope das radios que transmitem nas duas frequemcias.o radio am perde ouvintes porque tem muito bla bla bla e pouca musicas.radio deve ser ,musicas e informaçao e nao fomentar a tv falando das novelas.

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