Haroldo de Souza completa 1 ano na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre

Por Rodney Brocanelli

Parece que foi ontem, mas Haroldo de Souza está empunhando o microfone da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, há um ano . E nesse tempo, ele já conseguiu emplacar momentos históricos que, certamente, já estão inscritos em sua trajetória profissional. O Radioamantes relembra alguns deles a partir de agora.

A estreia oficial aconteceu no dia 14 de novembro de 2010, um domingo. Naquele dia, antes da jornada esportiva, Haroldo concedeu uma entrevista ao programa Camarote da Band, comandado por João Garcia, em que ele contou algumas passagens de sua carreira. Em uma delas, bem curiosa, ele diz ter curado um ataque de asma de uma forma totalmente fora dos padrões.

A primeira partida que Haroldo de Souza transmitiu foi Internacional x Avaí, no Beira-rio, pelo campeonato brasileiro de 2010. No discurso de abertura, Haroldo lembrou de grandes nomes do passado, como Pedro Luiz e Fiori Gigliotti.

Haroldo não teve muita sorte em sua primeira transmissão. O primeiro gol que ele narrou foi do adversário do Inter naquela ocasião.

O Internacional venceria aquela partida de virada. Placar final 4 a 2. Um dos gols marcados por Leandro Damião, um jogador que iria dar muito o que falar em 2011.

Mas um dos grandes momentos de Haroldo ocorreria no mês seguinte, durante a cobertura do Mundial de Clubes. O Internacional era franco favorito para chegar à grande final. Só não contava com uma pedra de tropeço chamada Mazembe colocada no caminho. Derrota por 2 a 0. Haroldo de Souza não quis narrar o segundo gol da equipe do Congo em respeito ao torcedor colorado. E sua não-narração virou virou notícia nacional. Graças ao blog Radioamantes.

Passado o impacto da tragédia colorada, Haroldo fez uma crônica sobre os dias que passou em Abu-Dhabi.

Foi pela Bandeirantes que Haroldo de Souza fez a sua primeira transmissão off-tube, isto é, sem estar no estádio, mas sim no estúdio. Aconteceu em Jorge Wilstermann x Internacional, partida válida pela Copa Libertadores de 2011. Logo no início da jornada, sem entrar em detalhes, ele justificou a decisão.

De volta à rotina do futebol brasileiro, Haroldo fez uma homenagem a Osmar Santos em uma de suas narrações. Foi em um dos gols do empate entre Grêmio e Atlético-MG, partida válida pelo campeonato brasileiro de 2011.

O ano de 2011 marcou a união das rádios Bandeirantes (AM) e Ipanema (FM) nas jornadas esportivas. E a ocasião não poderia ser mais nobre: um Gre-Nal. Haroldo estava lá e fez parte dessa história. Vitória do Grêmio por 2 a 1.

Ainda no campo das homenagens, ao descrever o golaço que Leandro Damião fez no empate entre Internacional e Flamengo por 2 a 2, Haroldo conseguiu unir Osmar Santos e José Silvério quando mandou um “eeeee queeee golaçooooo”.

Quando o Grêmio foi derrotado pelo Figueirense por 3 a 1, Haroldo se valeu do bordão de Ary Barroso quando relatou o segundo gol da vitória da equipe catarinense: o famoso “eu não quero nem olhar”.

3 comentários em “Haroldo de Souza completa 1 ano na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre

  1. alo haroldo, aquele abraço. hoje meu filho completa seis aninhos e esta aqui torcendo pelo inter, desde aqui do coração do brasil, a linda e hospitaleira ANÁPOLIS_GO, e acreditando uma virada do colorado, um abração do tamanho do rio grande. teu amigo ney braz.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.