Morre Dalmo Pessoa

Por Rodney Brocanelli

Morreu nesta terça (06) o comentarista esportivo Dalmo Pessoa. Ele foi vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Nos últimos anos vinha sofrendo com uma perda progressiva de memória. Tinha 78 anos. Até a publicação deste post, não foram divulgadas informações sobre velório e enterro.

Dalmo nasceu em Bauru. Antes de virar jornalista, ele trabalhou em uma farmácia e depois como bancário. No jornalismo, iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil. Em seguida, transferiu-se para o jornal Mundo Esportivo. No rádio, começou na Piratininga, de São Paulo e depois foi para a Rádio Gazeta. Ainda no jornalismo impresso, escreveu nos jornais A Gazeta Esportiva e Notícias Populares. Neste último, manteve uma coluna chamada Gente Boa de Boa.

Em 1981, deixou a Gazeta para ser comentarista principal das jornadas esportivas da Rádio Bandeirantes, ao lado de Fiori Gigliotti, como narrador. Na ocasião, muitos achavam que não fosse dar certo essa parceria devido a uma diferença de estilo. Dalmo era conhecido nos bastidores da Bandeirantes, como “porra louca”, conforme relato do livro “Fiori Gigliotti, o Locutor da Torcida Brasileira” (aliás, foi desta obra que o Radioamantes retirou algumas das informações deste texto).

Contrariando as previsões, ambos se deram muito bem e a convivência profissional foi longeva. Fiori acabou levando Dalmo para as rádios Record e Tupi (a do Abreu). Depois da morte do amigo, o comentarista trabalhou na Rádio Capital.

Em televisão, Dalmo fez parte das duas fases da Mesa Redonda, na TV Gazeta. Deixou a tevê em 2010. Nos últimos anos,  atuou como  diretor comercial do Hospital Igesp e também diretor administrativo do plano de saúde Trasmontano. Foi vereador na cidade de São Paulo por dois mandatos.

Uma de suas marcas registradas era proteger o sigilo de fonte dizendo ou escrevendo que havia recebido informações de uma “raposa felpuda”.

Ouça abaixo Dalmo Pessoa em ação pela Rádio Bandeirantes.

2 comentários em “Morre Dalmo Pessoa

  1. Gostava das opiniões dele no programa Mesa Redonda. Costumava ser imparcial na analise esportiva.

    Curtir

  2. Que o Senhor console aos familiares da perda. Dalmo Pessoa , Descanse em paz .

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.