Morre Fernando Vanucci

Por Rodney Brocanelli

Morreu na tarde desta terça (24) Fernando Vanucci. Ele passou mal em sua casa, na cidade de Barueri, e foi levado para um hospital da mesma cidade. A causa não foi divulgada até o momento. Entretanto, sabe-se que ele teve problemas de saúde sérios nos últimos anos, chegando a colocar um marca-passo. Velório e enterro estão previstos para acontecer no Rio de Janeiro. Tinha 69 anos.

Homem de televisão, Vanucci começou em rádio, na sua cidade natal, Uberaba. Lá, ele trabalhou nas rádios Sociedade Triangulo Mineiro e Sete Colinas. Muito jovem, comandou programas de estúdio na mesma linha que consagrou Hélio Ribeiro, com direito a traduções de músicas internacionais. Depois, foi para Belo Horizonte, onde foi repórter da Rádio Inconfidência.

Na mesma BH, foi contratado pela Rede Globo local, no ano de 1975. Dois anos depois, transferiu-se para a matriz, marcando seu nome em coberturas e programas esportivos. Ficou conhecido por quebrar um pouco o “padrão global”, mais formal, e aparecer no vídeo de forma mais descontraída e com o uso de vários bordões, entre eles o “Alô Você”, com o qual sempre saudava o telespectador. Além de ser apresentador, ele também foi um dos narradores esportivos da emissora, participando entre  da cobertura  dos jogos de futebol dos campeonatos carioca e brasileiro, que eram exibidos apenas em Brasília, e alguns da Copa Libertadores, entre o final dos anos 1970 e começo dos anos 1980 (veja abaixo). Outra participação marcante foi na cobertura dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca. 

Após deixar a Globo, trabalhou nas tevês Bandeirantes, Record, Rede TV! e Rede Brasil de Televisão. 

Ainda em rádio, no começo deste século, Fernando Vanucci teve duas breves passagens pelo rádio da Grande São Paulo: pela Rádio News AM, que operou em 1150Khz, de propriedade do Grupo Mundial de Comunicações, do sr. Paulo Abreu e transmitindo carnaval pela Rádio Jovem Pan.

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.